SÓ PORQUE GOSTO


COMO PENSAR COMO LEONARDO DA VINCI
Leonardo foi o mais completo dos gênios:cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto , botânico,músico e escritor. É o que hoje se chama “Homem ou Mulher Renascentista”,para definir essa multitude de habilidades. Podemos apreender com ele, através dos seguintes passos:

1-CURIOSITÁ ( Curiosidade): É esse desejo insaciável por continuar aprendendo. Mentes que brilham tëm uma característica em comum, que é o continuar a fazer perguntas, como claramente demonstrado por Leo em sua incessante busca pela verdade e pela beleza. O que diferencia essas mentes, é a QUALIDADE DAS PERGUNTAS. Você pode melhorar em muito sua habilidade de resolver problemas, melhorando sua capacidade de fazer BOAS PERGUNTAS.Tal qual Da Vinci, cultive uma mente aberta, que lhe permitirá expandir seu universo e sua abilidade de esxplorá-lo. Aqui vão algumas formas práticas de como aplicar CURIOSIDADE:

·         Faça um diário. Carregue-o consigo onde for e use-o frequêntemente. Escreva suas idéias e pensamentos. Procure escrever várias declarações que comecem com “Eu quero saber por que/ como...”
·         Observe de forma temática: Escolha um tema, e observe o mundo de acôrdo com o tema escolhido, por um dia. Por exemplo: vamos dizer que você escolheu “comunicação”como tema. Durante todo o dia, observe cada tipo e instância de comunicação com a qual você se deparar. Registre suas observações em seu diário.
2-DIMOSTRAZIONE ( Demonstração): É o compromisso de testar o conhecimento através da   experiência, assim como a persistência e a vontade de aprender com os erros cometidos. A sabedoria vem da experiência, e o princípio da demonstração ajuda a extrair o máximo da mesma.  Aqui vão algumas maneiras de aplicar  DIMOSTRAZIONE:
·         Verifique suas crenças. Você carrega crenças não verificáveis pela experiência?
·         Use os 3 pontos de vista:
1-    Crie um argumento CONTRA sua crença
2-    Observe sua crença sob um outro ponto de vista (por exemplo, como se vivesse numa cultura diferente)
3-    Encontre amigos que lhe dêem prespectivas diferentes.
·         Analize os anúncios que o afetam. Dê uma boa olhada nos anúncios de sua revista preferida. Analize as estratégias e táticas usadas. Ache o anúncio que mais o afeta e descubra por que.
·         Descubra “anti-modêlos ou o contrário de modêlos e aprenda com eles. Faça uma lista com o nome de algumas pessoas cujos erros voce quer evitar.Aprenda com eles, de formas a não cair nas mesmas armadilhas.
 3-SENSAZIONE  (Sensação, sentimento, emoção):É o refinamento contínuo dos sentidos, principalmente da visão, como forma de animar a experiência. Um dos lemas de Da Vinci era “saper vedere” (saber  ver), sôbre o qual ele desenvolveu todos seus trabalhos nas artes e ciências. Como aplicar SENSAZIONE:
·         Descreva detalhadamente uma experiência, por exemplo, um pôr de sol.
·          Aprenda a descrever um cheiro
·         Aprenda a desenhar
·         Escute os sons que o rodeiam, desde o menor ( por ex sua respiração), até o mais estridente, tipo tráfego da Paulista 5 hs da tarde.
·         Viva no momento presente. Pratique o estar conciente (mindfulness)
4-ENIGMÁTICO: ( ENIGMATICO) É o desejo de embraçar a ambiguidade, o paradoxo e a incerteza. Uma caracteristica essencial do gênio de Da Vinci era sua habilidade de lidar com o que na época era misterioso. Como aplicar o ser ENIGMATICO:
·         Admire ambiguidade. Não saber alguma coisa, não torna a coisa ambígua, mas é quando você SABE algo, mas o seu significado continua indeterminado.
·         Pergunte-se coisas que relacionem dois opostos, por exemplo, como é que seu momento mais feliz e seu momento mais infeliz estão relacionados
·         Pratique o método Socrático, cujo objetivo é examinar possibilidades, e isso é feito através de fazer perguntas, não de dar respostas. (NT: é mais ou menos como é feito em terapia, fazendo perguntas para que o paciente encontre suas própias respostas). Sócrates ficou conhecido ( e também foi muito criticado) pela sua mania de sair fazendo perguntas para as quais não tinha qualquer resposta. A chave para o uso do método socrático é a humildade.Não acredite que você ou qualquer outra pessoa sabe seja lá qual for o saber, com tôda a certeza.Questione todas as premissas,
5-ARTE/SCIENZA (ARTE/CIÊNCIA) É o desenvolvimento do equilibrio entre ciência e arte, lógica e imaginação. Isto é pensar com todo o cérebro.Cartografia Mental (Mind Mapping) é um dos métodos que podem ajudá-lo a combinar lógica e imaginação no seu trabalho e na sua vida. O resultado final é uma estrutura em teia, de palavras e pensamentos relacionados.
6- CORPORALITÀ (CORPORALIDADE): É o cultivo da graça, ambidestreza, aptidão física e equilíbrio.Leonardo possuia uma incrível habilidade fisica que domplementava seu gênio nas ciencias e artes. Aqui vão algumas maneiras de aplicar
·         Crie um programa para melhorar sua forma física, o qual deve incluir: exercícios para flexibilidade, treinamento para fôrça física e condicionamento aeróbico.
·         Desenvolva sua consciência corporal. Estude anatomia. Vai fazer Yoga, malabarismos, dance, qualquer coisa que melhore a conexão corpo-mente.
·         Treine ambidextreza.Leonardo podia usar ambas as mãos para qualquer coisa. Você pode treinar essa capacidade usando sua mão não dominante para coisas simples, tipo escovar os dentes. Mais tarde, tente escrever com essa mão.
7-CONESSIONE (CONEXÃO): É o reconhecimento e apreciação do fato que, todas as coisas e todos os fenômenos estão interconectados. Uma das grandes fontes da criatividade do Leo, era essa habilidade de formar novos padrões através de conexões e combinações de diferentes elementos. Veja algumas formas de aplicação:
·         Encontre maneiras de conectar o que parece desconexo, tipo quais são as semelhanças entre um urso e a WWW, ou geologia e a Gioconda (Mona Lisa pros desavisados)
·         Imagine diálogos, como por exemplo com alguma figura que vc admira, para ganhar perspectiva e insight (eu sabia, eu sabia! Vivo conversando com velho Sig). Ou você também pode imaginar como pessoas que admira poderiam resolver seu problema.
·         Pense em como as coisas se originam. Pegue num objeto e imagine o que está envolvido em sua fabricação e como.
ALGUMAS OUTRAS CARACTERÍSTICAS DO LEONARDO QUE VALE A PENA EMULAR
Carisma
Generosidade
Amor pela Natureza
Amor pelos Animais
A curiosidade de uma criança
Por cause de sua enorme variedade de interesses, Leonardo era chegado a procastinar. Em seu leito de morte, ele pediu desculpa “a Deus e aos Homens por deixar tantas coisas inacabadas”
     
How to think like Leonardo da Vinci  

Um comentário: