ALERTA MÉDICO

SEIS DORES DE CABEÇA QUE VOCÊ NÃO PODE IGNORAR
CEFALÉIA TENSIONAL: Dor difusa geralmente no topo da cabeça, usualmente causada por stress ou falta de sono. Geralmente desaparecem de per si, e melhora muito com uso de aspirina, acetaminofen ou ibuprofen.
ENXAQUECA: Geralmente aparece de um lado da cabeça e pode durar horas ou dias. Costuma vir acompanhada por aumento da sensibilidade para luzes e sons, e desaparecer com uso de medicações à base de Ibuprofen ou Excedrin (combinação de aspirina, acetaminofem e cafeina).
CEFALÉIA EM SALVAS: É um ataque de dor excruciante que explode atrás dos olhos (geralmente só um deles), vai num crescendo por cerca de uma hora e depois desaparece, só prá voltar no dia seguinte. Dura por várias semanas e desaparece por meses. Há varias medicações, incluindo as comuns prá enxaqueca (nota da tradutora aqui: Nada funciona melhor que a velha e boa Carbamazepina e /ou Äcido Valproico).
A boa notícia é que as três acima, apesar de serem extremamente inconvenientes, são também totalmente inofensivas.
Agora preste muita atenção nas seguintes:
1-DOR DE CABEÇA TROVÃO: É uma dor que vêm do nada, ficando cada vez mais intensa como algo que você jamais teve na vida. Chame EMERGÊNCIA IMEDIATAMENTE. A lista de causas dessa dor é bem curtinha (ANEURISMA, ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL TAMBÉM CONHECIDO COMO DERRAME, MENINGITE). Qualquer um dos três pode ser fatal.
2-DOR DE CABEÇA POR EXERCÍCIO: Se sua dor de cabeça aparecer rápida e furiosa após exercício físico CORRA PARA O MÉDICO. Pode ser que seja algo totalmente benigno, mas também pode ser HEMORRAGIA SUB ARACNOÍDEA.
3-DOR DE CABEÇA QUE SE ESPALHA PARA O PESCOÇO: Dores de cabeça benignas, ficam só na cabeça e não saem se espalhando, assim CHAME EMERGÊNCIA, principalmente se, além da dor, você está com DIFICULDADE DE PENSAR CLARAMENTE, ou ACABOU DE SAIR DE ALGUMA INFECÇÃO BACTERIANA, ou ESTÁ COM QUALQUER ERUPÇÃO CUTÂNEA ou FEBRE. Pode ser uma hemorragia ou meningite.
4-DOR DE CABEÇA QUE NÃO PASSA:  Aquela dor de cabeça que vem e vai por vários dias, com febre baixa, disturbios visuais,e dores nas temporas (uma ou ambas) é usualmente um sinal de inflamação das artérias, e pode levar à cegueira se não tratada. VAI PRO MEDICO JÁ
5-DOR DE CABEÇA CONTAGIOSA : Você e sua família estão todos alegremente em casa num sabadão frio e chuvoso. Eis que você começa a ter uma dor de cabeça que vai piorando, mais alguém começa a se queixar do mesmo...não hesite, bote todo mundo para fora da casa IMEDIATAMENTE. O sistema de aquecimento não está funcionando e está loucamente cuspindo MONÓXIDO DE CARBONO, Tão logo estiver fora da casa, chame os bombeiros. (Sei perfeitamente que usualmente não há sistema de aquecimento nas casas no Brasil, mas há aquecedores a gás para chuveiro. A coisa é a mesma)
6-DOR DE CABEÇA QUE O ACORDA:  Se sua dor de cabeça tem piorado consistentemente por dias ou você acorda pela manhã com dor de cabeça, êsse é padrão clássico de uma massa se expandindo. VÁ VER SEU MÉDICO E MARQUE UMA RESSONÂNCIA.